quarta-feira, 24 de junho de 2009

EXERCÍCIO E PEÇA DO DIA :)

Exercício: INTER - RELAÇÃO DE PERSONAGENS
* Esse exercício pode, ou não, ser mudo.

Um ator inicia uma ação. Um segundo ator aproxima-se e, através de ações físicas visíveis, relaciona-se com o primeiro de acordo com o papel que escolhe: irmão, pai, tio, filho etc... O primeiro ator deve procurar descobrir qual o papel e estabelecer a inter-relação. Seguidamente, entra um terceiro ator que se relaciona com os dois primeiros, depois um quarto e assim sucessivamente.

Peça: LEILÃO DE UMA ALMA

LEILOEIRO ENTRA EM CENA E COMEÇA - Senhoras e Senhores, Boa Noite, vamos dar início a mais um leilão de almas. E hoje nós temos uma peça rara e de grande valor. Essa alma pertence a uma pessoa comum, como eu e você, Mas não se engane, por traz de uma pessoa comum, existe uma alma de valor inestimável, Como esta! Sem dúvida é uma peça de colecionador, para pessoas de fino trato e muitíssimo bom gosto. Aquele que arrematá-la não irá se arrepender, pois esta alma além de não se desvalorizar, é eterna! Muito bem alguém gostaria de arriscar a dar o primeiro lance?
VIOLÊNCIA – Eu quero participar deste leilão.
LEILOEIRO - E quem é você?

VIOLÊNCIA – Não me reconheces?
VIOLÊNCIA – Eu sou a violência. Envolverei esta alma nas mais diversas ondas de violência, e a levarei ao mundo de brigas e discussões, que sempre resultarão em dor, sofrimento e muito sangue. Esta alma já é minha, e leiloeiro, se você não me der esta alma eu vou roubar!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
BEBIDA - eu pago por esta alma!
LEILOEIRO - E quem é você?
BEBIDA – Não está me reconhecendo?
LEILOEIRO – Negativo!

BEBIDA – Eu? Sou a Bebida! E tenho a oferecer a esta alma, a alegria de um corpo. O álcool é um dos maiores prazeres que o ser humano pode desejar nesses dias de miséria. Eu faço o homem esquecer as tristezas, as desilusões, as insatisfações e tudo que o preocupa. Quando ele esta aflito, eu sou a fuga, quando há dor eu sou o alívio, quando há angústia eu sou a alegria! Viva o goro!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
PROSTITUIÇÃO -Eu, eu posso oferecer mais por esta alma
LEILOEIRO - E quem és tú?
PROSTITUÇÃO – Não me reconheces?
LEILOEIRO – Negativo!

PROSTITUIÇÃO - Não está vendo que sou a prostituição? Eu tenho a oferecer a esta alma, muito mais do que uma aventura. Posso lhe oferecer os prazeres carnais: Luxuria, orgias e muito mais! Eu darei a ela uma passagem para um paraíso de delícias intermináveis, eu a transformarei num sex simbol! Ela será cobiçada por muitos homens, com seu corpo e minha ajuda, poderá ficar rica num piscar de olhos, unindo o útil ao agradável!!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
DROGAS - Eu, compro esta alma!
LEILOEIRO - Quem és tú?
DROGAS – Não me reconheces?
LEILOEIRO – Negativo!
DROGAS – Eu sou a droga, eu tenho a oferecer a esta alma uma viagem do desconhecido, ela vai se sentir capaz de qualquer coisa, vai ter coragem para tudo! E para esta viagem, nada melhor que um picozinho na veia, ou um pozinho para abrir seus horizontes Toda vez que essa alma estiver aflita eu lhe apresentarei uma droga. Ela começará fumando, depois cheirando, injetando, e aos poucos se viciando, até que ficará completamente dependente de mim!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
DINHEIRO – Eu , Eu compro esta alma
LEILOEIRO - Quem és tu?
DINHEIRO - Não acredito! Não está me reconhecendo?
LEILOEIRO – negativo!
DINHEIRO - Eu sou o dinheiro. Posso comprar tudo o que quero! Posso comprar todos os instrumentos desta igreja, as lâmpadas então, que para algumas igrejas são muito caras, para mim não me custa nada! Posso comprar a mocidade desta igreja, posso comprar você leiloador, e até o pastor desta igreja! E com esta alma não será diferente. Eu faço essa alma ter todos os bens que desejar, e vou dar a ela muito luxo e muito poder!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
RELIGIÃO– Esta alma já é minha!
LEILOEIRO - Quem és tu?
RELIGIÃO –Não lembras de mim?
LEILOEIRO – negativo!

RELIGIÃO - Eu sou a religião, e a minha oferta é para dar a essa alma tão preciosa um espírito mais elevado, transformá-la em espírito de luz para que ela possa guiar outras almas menos iluminadas para o caminho. Sabe, toda religião é boa, alguma mais liberal, outra mais fechada, mais todas são boas. Não importa qual religião você pertence, o que importa é que você esteje ligada a alguma. Porque só a religião pode salvar ao homem, elevar seu espírito até Deus. Não importa qual, afinal, todos os caminhos levam a Deus, não é verdade?
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
DESOBEDIÊNCIA – Eu levarei esta alma!
LEILOEIRO - Quem és tu?
DESOBEDIÊNCIA – Não sabes quem sou?
LEILOEIRO – negativo!
DESOBEDIÊNCIA - Eu sou a desobediência. Pra que ser obediente se pode desobedecer? Pra que ter alguém mandando em você se pode sair sem ninguém lhe dar ordens? essa alma será livre e independente, pois aliás o melhor caminho para isso é nunca obedecer os conselhos, principalmente dos pais. Aquela ladainha do seu pai, sempre falando em igreja, que coisa chata! Eu a desobediência, farei desta alma a pessoa mais desobediente!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
FAMA – Que se encerre o leilão, pois esta alma já e minha!
LEILOEIRO – E Quem és tu?
FAMA – Não me reconheces? Impossível! Estou em toda a parte, ando lado a lado com a Ivete Zangalo, Xuxa, Willian Bonner, Eu sou a fama..! (a fama atende o telefone e fala) – Alô Xuxa, não posso falar agora, estou no meio de um leilão comprando uma alma e talvez seje para colocar em seu lugar!
Como eu ia dizendo... Eu sou a fama. Muitos me querem por perto, e através de mim pessoas são conhecidas no mundo inteiro. Eu ofereço a essa alma, uma passagem ao topo da fama. Você terá muitos amigos, publicidade, seu rosto aparecerá em outdoors, em capa de revistas! Eu sim posso comprar esta alma!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
MENTIRA – Eu comprarei esta alma!
LEILOEIRO - Quem és tu?
MENTIRA – Não acredito! Não sabes quem sou?
LEILOEIRO – negativo!
MENTIRA – Sou a mentira, e só eu posso comprar esta alma! Pra que falar a verdade se podes mentir? (olha para alguém sentado e diz:) – Eu te amo! (vira-se para o outro lado) – Mentira eu odeio você! (ri) mentir é a melhor coisa, só mentindo que conseguiremos ganhar a vida!! Eu tornarei esta alma a pessoa mais mentirosa e mesquinha... assim como eu!

LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
MORTE ENTRA RINDO
MORTE - HAHAHA NINGUEM LEVARÁ ESTA ALMA PQ ELA JÁ É MINHA!! Meu lar? O cemitério! Minha cama? Um caixão! (hahaha) eu sou a morte e só eu posso dar a esta alma todo o que ela precisa! Para que viver se comigo tudo é bem melhor! Sou eu estou com aquele seu parente e amigo que morreu num acidente de carro, num tiroteio, ou num enfarte quem sabe! Eu estou com todos eles comigo! E preparem-se porque eu, levarei vocês comigo para o meu lar! Aonde nunca mais sairão de lá!
(fundo musical toca e Jesus vai entrando)

JESUS CRISTO - Morte, eu te repreendo agora (MORTE SAI GRITANDO), porque esta alma não é tua, mais sim minha! Eu a comprei, derramei meu sangue por ela na cruz do calvário! “O Povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que moravam em terra de sombra de morte a luz resplandeceu sobre eles. levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a minha glória vem nascendo sobre ti.” (Jesus abraça a alma enquanto a voz oculta fala)


VOZ OCULTA: E eis igreja que muitas pessoas buscam a solução para seus problemas em coisas banais, mais só Deus pode satisfazer os anseios da alma humana! Você já parou pra pensar na tua vida ? nas coisas que já fez ? Você procura uma saída e sempre acaba se perdendo. O seu futuro é só incerteza, sua vida é só tristeza, mas hoje você precisa conhecer a razão do viver. Os prazeres que você sente logo se acabam e você não consegue ser feliz, mas todo esse sofrimento vai acabar na hora em que você abrir a porta do seu coração para Jesus. Seja feliz!

Tentações vem até Jesus dizendo: EU QUERO ESTA ALEGRIA
(Jesus vai libertando as tentações)
VOZ OCULTA: liberte-se agora, venha do jeito que você está, pois Cristo quer mudar o teu ser. Venha antes que a morte chegue e seja tarde demais. Se você vê todas as portas fechadas, e pensa não haver saída, ouça a doce voz de Jesus dizendo : "Eu sou tua saída, Eu sou a porta". Mesmo que o inimigo diga que é o fim da história, é Deus quem dá a última palavra. Ele te ama e vai te socorrer, Ele tem nas mãos a chave da vitória, e lhe diz : "Meu filho, não desista, não é o fim". É hora de dar um basta nessa tristeza. Porque sofrer se Cristo um dia já sofreu em seu lugar ? Porque temer se Deus está está com suas fortes mãos a lhe guardar ? pra que viver na solidão ? Você não nasceu pra ser escravo do inimigo. Venha pra jesus, pois Ele lhe amou primeiro, não rejeite este convite, venha para a Luz.




Boa Tarde! ;D

2 comentários: