quinta-feira, 25 de junho de 2009

Afinal, o que é Pantomima?

Podemos dizer, pantomima é uma espécie de teatro gestual, diferenciando-se da expressão corporal e da dança. " é a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal " , afirma Ricardo Bandeira.
A pantomima é usada como acessório dos comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes.
Na pantomima os artistas devem buscar a forma perfeita, a estética da linha do corpo, pois através do gesto se dirá tudo o que a pantomima está na habilidade adquirida pelo artista mímico em se transfigurar no ato da interpretação, passando à platéia emoções, sentimentos , sensações... É uma das artes que exige 100% do artista para que ele receba 100% de retorno, ou seja de atenção do público.
Devemos procurar fazer o melhor para Deus, buscando sempre a perfeição. Jesus chamou e capacitou seus discípulos para um ministério: Mt 48:19 , Jesus chamava a atenção das pessoas. A mímica tem sido utilizada como meio de evangelismo e até sendo mais usada que o teatro.
A mímica exige do artista estar com sua mente ligada, atenta, concentrada a fim de transformar aquele objetivo invisível através do processo de imaginação.

HISTÓRIA DA PANTOMIMA
A pantomima atual é resultado de mais de 5.000 anos de especialização. Suas origens são religiosas como também as do próprio teatro dramático. Nas diversas civilizações antigas e primitivas onde os sacerdotes usavam expressões corporais para transmitir sensações do divino, narrando epopéias, revelando assim características pantomímicas. Esta semente pantomímica é encontrada nos rituais egípcios, hindus, sumérios e gregos.

O QUE UTILIZAR QUANDO ESTIVER FAZENDO MÍMICA
1. VESTUÁRIO: roupa leve que facilite os movimentos, que chame a atenção do público;
2. CORPO: postura adequada para iniciar os movimentos e expressões, ter um bom condicionamento físico a fim de terminar a mímica como começou;
3. FIGURINO: é importante caracterizar o personagem conforme roupa e cor. Atentando somente para o comprimento e decotes nas roupas, o figurino ainda irá dizer o que é o personagem antes mesmo que esse faça algum movimento;
4. ADEREÇOS: eles são importantes para o aperfeiçoamento da representação em cena, mas não são obrigados, uma vez que o mímico pode representar tais objetivos e ainda mesmo que esse faça algum movimento;
5. SONOPLASTIA: um bom cd é indispensável durante a apresentação, tanto para o mímico que irá aproveitar todos os recursos que a música oferece como para o público que entenderá tudo o que diz a música. As músicas mais indicadas para pantomima são aquelas que tenham uma letra edificadora e muitos recursos para as expressões mímicas.

IMPORTANTE: o ator mímico precisa conhecer e estudar o corpo, treinar constantemente expressões de alegria, choro, dor, desespero , felicidade...O ator tem que expor seu lado ridículo a fim de liberar tais emoções e sentimentos , deve-se usar a sensibilidade e conhecer a importância daquele personagem.


por Ministério Jesus em Cena

FIGURINO!


Hoje estudaremos uma questão muito importante no Teatro, ainda mais quando estamos falando de Teatro Cristão. O Figurino!!! Observe os seguintes detalhes...


O Figurino é uma arte dentro das artes cênicas.O figurinista desempenha um papel fundamental dentro da dramaturgia pois ele irá dar vida ao figurino e o figurino a apresentação. O figurinista deve criar os figurinos do grupo juntamente para a personalidade de cada personagem, tipo físico e a época em que será feita a obra. Além de criar o figurinista também é responsável pela supervisão e conservação das roupas.É importante lembrar que o figurino de teatro cristão é limitado , a cautela na criação pe estritamente necessária evitando a sensualidade no palco.A criatividade é o principal instrumento de trabalho do figurinista e saiba que toda a criatividade vem de Deus.


Temos que observar sempre os seguintes critérios:


  • Tipo físico de cada ator

  • Personalidade do personagem

  • Repertório da peça

  • Época ( roupa, objetos, maquiagem)

Influências:


Observar as cores, que sentimentos elas trazem.



  • PRETA : cor enriquecida porém, pesada. Boa para representar pecado, tristeza,solidão...Reduz a silhueta.

  • BRANCA: anima o ambiente mas, deve-se ter cuidado ao usa-la pois engorda, alonga a silhueta.

  • CINZA: entristece.

  • AZUL: serenidade, paz, porque lembra o céu mas ao mesmo tempo pode representar a tristeza, aquela que Jesus sentiu ao morrer por nós.

  • VERMELHA: cor quente, ideal para impactar mas, CUIDADO ao usa-la pois, ela tende o lado sensual.

  • AMARELA: cor que representa alegria, luz, vivacidade... também pode representar uma certa apatia quando essa cor é usada em um tom mais claro.

Importante:



  • Observar o tipo físico de cada ator/dançarino (baixo, alto, gordo, magro...), para ver que cor e modelo de figurino lhe vestem melhor.

  • Branco AUMENTA, preto diminui;

  • Não coloque cores demais no palco, tira a concentração de quem está assistindo e também interfere na performance (há exceções);

  • Ter bastante CUIDADO com decotes, transparências, comprimento, afim de não mostrar partes do corpo, evitando a sensualidade.

"Todas as coisas me são lícitas mas nem todas convém..." Ao criarmos um figurino para uma determinada peça ou coreografia devemos pedir a orientação de Deus para criarmos algo criativo e descente aos olhos do Senhor.




Exercício do dia!

Exercício: O NAVIO QUE PARTE
Procedimento: Peça a seu parceiro que o observe realizar este exercício de mímica. Use a máscara alternadamente.

Você precisa ir ao porto despedir-se de um amigo ou parente, que está de partida em um transatlântico. Seja específico quanto a sua relação com o viajante. Há uma grande multidão no cais em frente ao navio. Examine o navio e a multidão. Pouco a pouco, mistura-se à multidão, abrindo caminho por entre as pessoas imaginárias. Caminhe para o cais e observe a fila de passageiros no navio acima de você. Procure por seu amigo. Acene vagarosamente enquanto procura. De repente, você o encontra. A presença de seu amigo é confortadora. Acene mais rapidamente.

Tente desesperadamente atrair sua atenção. Continue acenando mesmo ao perceber que você se enganou de pessoa. Continue a acenar, mas mude o ritmo a cada transição. Inclina-se e examine a pessoa para quem você acenava. Em seguida, endireite-se para obter uma distância visual dela. Admita que não se trata da pessoa certa. Continue acenando, embora esteja envergonhado e com menos esperança de encontrar seu amigo. Perceba que todos ao seu redor continuam acenando. Tente manter as aparências acenando para qualquer um no navio, embora ainda esteja procurando seu amigo.

De repente, o navio entra em movimento. Por um momento, você entra em pânico ao perceber que talvez não mais faça contato com seu amigo. Continue a acenar enquanto o transatlântico zarpa vagarosamente e, por fim, desaparece no horizonte.Tente usar o corpo inteiro para demonstrar cada transição que fizer.

Discutindo com o grupo: Discuta as perguntas a seguir com seu parceiro e com seu grupo.

a) Todo o seu corpo indicou quem era seu amigo?
b) Você planejou bem a tarefa principal antes de iniciar o exercício ou seu parceiro ficou frustrado?
c) Você criou as pessoas na multidão com diferentes características de estatura, aparência e personalidade, com qualidades reais humanas? Os seus gestos exprimiram que você estava tentando passar pela multidão à força ou foi como se tivesse apenas passeando? Lembre-se de manter os braços perto de si ou contra o corpo, assim como faria no meio de uma multidão de verdade; não abra muito o braço, mesmo quando estiver acenando. Uma atriz deve lembrar-se de proteger os seios ao irromper-se pela multidão.
d) Você lembrou-se de manter uma distância coerente do convés do navio? Aparentou estar procurando seu amigo? Uma procura é sempre uniforme, nunca flexível ou staccato.
e) Seu parceiro acreditou que você pensou ter visto o amigo?
f) A postura de seu corpo mudou ao perceber que você havia cometido um erro?
g) O que aconteceu à sua linha pélvica ao tentar manter as aparências? Seu parceiro notou alguma mudança orgânica em sua linha pélvica quando viu o navio desatracar e quando, por fim, você desistiu da chance de despedir-se?

Sugestões: Faça uma experiência com uma multidão de verdade. Vá a um cruzamento cheio de pessoas e tente abrir caminho até a frente da multidão enquanto ela espera o sinal abrir.
No caso de ser mulher, faça a seguinte mudança no exercício: represente uma jovem grávida de seis meses despedindo-se de seu marido marinheiro. Não esqueça de abrir espaço suficiente à medida que andar por entre a multidão.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Teatro de Rua


"O teatro de rua, uma das manifestações mais antigas de cultura popular, traz na bagagem séculos de histórias e influências que vão dos folguedos do Nordeste às máscaras dos espetáculos medievais."


O conceito de teatro de rua, como o conhecemos hoje, é marcado por uma intenção explícita de criar encenações para serem apresentadas no espaço público. Essa é sua principal característica.

A ligação do teatro de rua com manifestações de caráter político e social é antiga. No século 20, o namoro vem desde as primeiras décadas, quando grupos de artistas revolucionários russos saíram às ruas, após a vitória bolchevique de 1917, para difundir e fazer propaganda de suas idéias sociopolíticas. Os ecos dessas manifestações, que receberam o nome de agit-prop – do russo agitatsiya-propaganda (agitação e propaganda) – foram ouvidos aqui no Brasil primeiramente no Nordeste, por um grupo de artistas e intelectuais do porte de Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho e Paulo Freire, entre outros, que criaram em Pernambuco, o Movimento de Cultura Popular (MCP) em 1961.


Além de toda esta história que acompanha o Teatro de Rua, vamos citar também a parte Cristã da coisa. Artes Cênicas, em todas as suas formas, também podem (e devem) ser utilizadas como meio de Evangelismo e propagação do Evangelho de Cristo. Por ser uma arte, em minha concepção, pouco valorizada na Igreja, as pessoas se esquecem que este é um dos meios mais eficazes para se evangelizar.



"PORTANTO IDE, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES..."
Mateus 28:19

EXERCÍCIO E PEÇA DO DIA :)

Exercício: INTER - RELAÇÃO DE PERSONAGENS
* Esse exercício pode, ou não, ser mudo.

Um ator inicia uma ação. Um segundo ator aproxima-se e, através de ações físicas visíveis, relaciona-se com o primeiro de acordo com o papel que escolhe: irmão, pai, tio, filho etc... O primeiro ator deve procurar descobrir qual o papel e estabelecer a inter-relação. Seguidamente, entra um terceiro ator que se relaciona com os dois primeiros, depois um quarto e assim sucessivamente.

Peça: LEILÃO DE UMA ALMA

LEILOEIRO ENTRA EM CENA E COMEÇA - Senhoras e Senhores, Boa Noite, vamos dar início a mais um leilão de almas. E hoje nós temos uma peça rara e de grande valor. Essa alma pertence a uma pessoa comum, como eu e você, Mas não se engane, por traz de uma pessoa comum, existe uma alma de valor inestimável, Como esta! Sem dúvida é uma peça de colecionador, para pessoas de fino trato e muitíssimo bom gosto. Aquele que arrematá-la não irá se arrepender, pois esta alma além de não se desvalorizar, é eterna! Muito bem alguém gostaria de arriscar a dar o primeiro lance?
VIOLÊNCIA – Eu quero participar deste leilão.
LEILOEIRO - E quem é você?

VIOLÊNCIA – Não me reconheces?
VIOLÊNCIA – Eu sou a violência. Envolverei esta alma nas mais diversas ondas de violência, e a levarei ao mundo de brigas e discussões, que sempre resultarão em dor, sofrimento e muito sangue. Esta alma já é minha, e leiloeiro, se você não me der esta alma eu vou roubar!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
BEBIDA - eu pago por esta alma!
LEILOEIRO - E quem é você?
BEBIDA – Não está me reconhecendo?
LEILOEIRO – Negativo!

BEBIDA – Eu? Sou a Bebida! E tenho a oferecer a esta alma, a alegria de um corpo. O álcool é um dos maiores prazeres que o ser humano pode desejar nesses dias de miséria. Eu faço o homem esquecer as tristezas, as desilusões, as insatisfações e tudo que o preocupa. Quando ele esta aflito, eu sou a fuga, quando há dor eu sou o alívio, quando há angústia eu sou a alegria! Viva o goro!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
PROSTITUIÇÃO -Eu, eu posso oferecer mais por esta alma
LEILOEIRO - E quem és tú?
PROSTITUÇÃO – Não me reconheces?
LEILOEIRO – Negativo!

PROSTITUIÇÃO - Não está vendo que sou a prostituição? Eu tenho a oferecer a esta alma, muito mais do que uma aventura. Posso lhe oferecer os prazeres carnais: Luxuria, orgias e muito mais! Eu darei a ela uma passagem para um paraíso de delícias intermináveis, eu a transformarei num sex simbol! Ela será cobiçada por muitos homens, com seu corpo e minha ajuda, poderá ficar rica num piscar de olhos, unindo o útil ao agradável!!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
DROGAS - Eu, compro esta alma!
LEILOEIRO - Quem és tú?
DROGAS – Não me reconheces?
LEILOEIRO – Negativo!
DROGAS – Eu sou a droga, eu tenho a oferecer a esta alma uma viagem do desconhecido, ela vai se sentir capaz de qualquer coisa, vai ter coragem para tudo! E para esta viagem, nada melhor que um picozinho na veia, ou um pozinho para abrir seus horizontes Toda vez que essa alma estiver aflita eu lhe apresentarei uma droga. Ela começará fumando, depois cheirando, injetando, e aos poucos se viciando, até que ficará completamente dependente de mim!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
DINHEIRO – Eu , Eu compro esta alma
LEILOEIRO - Quem és tu?
DINHEIRO - Não acredito! Não está me reconhecendo?
LEILOEIRO – negativo!
DINHEIRO - Eu sou o dinheiro. Posso comprar tudo o que quero! Posso comprar todos os instrumentos desta igreja, as lâmpadas então, que para algumas igrejas são muito caras, para mim não me custa nada! Posso comprar a mocidade desta igreja, posso comprar você leiloador, e até o pastor desta igreja! E com esta alma não será diferente. Eu faço essa alma ter todos os bens que desejar, e vou dar a ela muito luxo e muito poder!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
RELIGIÃO– Esta alma já é minha!
LEILOEIRO - Quem és tu?
RELIGIÃO –Não lembras de mim?
LEILOEIRO – negativo!

RELIGIÃO - Eu sou a religião, e a minha oferta é para dar a essa alma tão preciosa um espírito mais elevado, transformá-la em espírito de luz para que ela possa guiar outras almas menos iluminadas para o caminho. Sabe, toda religião é boa, alguma mais liberal, outra mais fechada, mais todas são boas. Não importa qual religião você pertence, o que importa é que você esteje ligada a alguma. Porque só a religião pode salvar ao homem, elevar seu espírito até Deus. Não importa qual, afinal, todos os caminhos levam a Deus, não é verdade?
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
DESOBEDIÊNCIA – Eu levarei esta alma!
LEILOEIRO - Quem és tu?
DESOBEDIÊNCIA – Não sabes quem sou?
LEILOEIRO – negativo!
DESOBEDIÊNCIA - Eu sou a desobediência. Pra que ser obediente se pode desobedecer? Pra que ter alguém mandando em você se pode sair sem ninguém lhe dar ordens? essa alma será livre e independente, pois aliás o melhor caminho para isso é nunca obedecer os conselhos, principalmente dos pais. Aquela ladainha do seu pai, sempre falando em igreja, que coisa chata! Eu a desobediência, farei desta alma a pessoa mais desobediente!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
FAMA – Que se encerre o leilão, pois esta alma já e minha!
LEILOEIRO – E Quem és tu?
FAMA – Não me reconheces? Impossível! Estou em toda a parte, ando lado a lado com a Ivete Zangalo, Xuxa, Willian Bonner, Eu sou a fama..! (a fama atende o telefone e fala) – Alô Xuxa, não posso falar agora, estou no meio de um leilão comprando uma alma e talvez seje para colocar em seu lugar!
Como eu ia dizendo... Eu sou a fama. Muitos me querem por perto, e através de mim pessoas são conhecidas no mundo inteiro. Eu ofereço a essa alma, uma passagem ao topo da fama. Você terá muitos amigos, publicidade, seu rosto aparecerá em outdoors, em capa de revistas! Eu sim posso comprar esta alma!
LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
MENTIRA – Eu comprarei esta alma!
LEILOEIRO - Quem és tu?
MENTIRA – Não acredito! Não sabes quem sou?
LEILOEIRO – negativo!
MENTIRA – Sou a mentira, e só eu posso comprar esta alma! Pra que falar a verdade se podes mentir? (olha para alguém sentado e diz:) – Eu te amo! (vira-se para o outro lado) – Mentira eu odeio você! (ri) mentir é a melhor coisa, só mentindo que conseguiremos ganhar a vida!! Eu tornarei esta alma a pessoa mais mentirosa e mesquinha... assim como eu!

LEILOEIRO – DOU-LHE UMA... DOU-LHE DUAS...
MORTE ENTRA RINDO
MORTE - HAHAHA NINGUEM LEVARÁ ESTA ALMA PQ ELA JÁ É MINHA!! Meu lar? O cemitério! Minha cama? Um caixão! (hahaha) eu sou a morte e só eu posso dar a esta alma todo o que ela precisa! Para que viver se comigo tudo é bem melhor! Sou eu estou com aquele seu parente e amigo que morreu num acidente de carro, num tiroteio, ou num enfarte quem sabe! Eu estou com todos eles comigo! E preparem-se porque eu, levarei vocês comigo para o meu lar! Aonde nunca mais sairão de lá!
(fundo musical toca e Jesus vai entrando)

JESUS CRISTO - Morte, eu te repreendo agora (MORTE SAI GRITANDO), porque esta alma não é tua, mais sim minha! Eu a comprei, derramei meu sangue por ela na cruz do calvário! “O Povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que moravam em terra de sombra de morte a luz resplandeceu sobre eles. levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a minha glória vem nascendo sobre ti.” (Jesus abraça a alma enquanto a voz oculta fala)


VOZ OCULTA: E eis igreja que muitas pessoas buscam a solução para seus problemas em coisas banais, mais só Deus pode satisfazer os anseios da alma humana! Você já parou pra pensar na tua vida ? nas coisas que já fez ? Você procura uma saída e sempre acaba se perdendo. O seu futuro é só incerteza, sua vida é só tristeza, mas hoje você precisa conhecer a razão do viver. Os prazeres que você sente logo se acabam e você não consegue ser feliz, mas todo esse sofrimento vai acabar na hora em que você abrir a porta do seu coração para Jesus. Seja feliz!

Tentações vem até Jesus dizendo: EU QUERO ESTA ALEGRIA
(Jesus vai libertando as tentações)
VOZ OCULTA: liberte-se agora, venha do jeito que você está, pois Cristo quer mudar o teu ser. Venha antes que a morte chegue e seja tarde demais. Se você vê todas as portas fechadas, e pensa não haver saída, ouça a doce voz de Jesus dizendo : "Eu sou tua saída, Eu sou a porta". Mesmo que o inimigo diga que é o fim da história, é Deus quem dá a última palavra. Ele te ama e vai te socorrer, Ele tem nas mãos a chave da vitória, e lhe diz : "Meu filho, não desista, não é o fim". É hora de dar um basta nessa tristeza. Porque sofrer se Cristo um dia já sofreu em seu lugar ? Porque temer se Deus está está com suas fortes mãos a lhe guardar ? pra que viver na solidão ? Você não nasceu pra ser escravo do inimigo. Venha pra jesus, pois Ele lhe amou primeiro, não rejeite este convite, venha para a Luz.




Boa Tarde! ;D

terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudando o Personagem

A você foi dado o papel de Rute, por exemplo. Qual é o primeiro passo? Você se assenta em uma cadeira confortável com o script e a Bíblia. Para descobrir como o autor interpretou o personagem, você lê o script várias vezes. Apesar do personagem ser familiar através da Bíblia, você se familiariza com o script primeiro - não porque o script seja mais importante do que as Escrituras, mas porque o seu primeiro trabalho é desempenhar o personagem de Rute como foi criado pelo autor, o seu trabalho não é desempenhar o personagem histórico como está descrito na Bíblia. Uma vez que você tenha lido o script várias vezes, e acredita que você tenha no mínimo começado a entender o papel, você então se vira para o livro de Rute nas Escrituras. O seu propósito é essencialmente: descobrir ou relembrar o ambiente estabelecido para o personagem, e para verificar por si próprio de que o personagem como escrito não é igual ao relatado na Bíblia.

Das Escrituras você aprende que:
1) Rute é uma moabita;
2) Ela se casou em uma família judia, originariamente de Belém de Judá;
3) Ela foi casada não mais do que dez anos e após este tempo, seu marido, Malom morreu;
4) Rute decidiu deixar sua terra natal e ir para Judá com sua sogra, Noemi.

Apesar de certamente haver muito mais para se colher da história bíblica de Rute, para o propósito desta discussão, vamos parar por aqui, com somente estes quatro pontos, e considerar como você começará a construir este personagem e torná-lo seu próprio.

Você começa a fazer a si próprio a pergunta fundamental:
“Se eu fôsse.....”
Fornece o nome do seu personagem:
“Se eu fôsse Rute...”

Desde o princípio, o seu propósito é personalizar o personagem. Você vê a si mesmo vivendo a vida de Rute. Agora, vamos reconsiderar os quatro fatos sobre a vida de Rute colhidos da Escritura – fatos reorganizados para refletir sua aquisição do personagem.

1) Eu sou uma moabita;
2) Eu me casei em uma família judia, originariamente de Belém em Judá;
3) Eu fui casada por dez anos, e após este tempo meu marido, Malom, morreu;
4) Eu tomei a decisão de deixar minha terra natal e ir para Judá com minha sogra, Noemi.

Você quer assegurar-se de que estará vestindo as “roupas de baixo” do personagem, você terá que iniciar do começo com transferências de sua própria vida para as origens do seu personagem, para dar credibilidade à realidade da sua nova existência.

APRENDENDO TUDO O QUE VOCÊ PODE
O próximo passo – que é, quando o seu personagem é uma figura histórica tal como Rute – é aprender tudo o que você pode sobre a pessoal real. Utilizando somente os quatro itens acima (para este exemplo), você começa o seu ensaio.
  • Vá até à biblioteca e aprenda tudo que puder sobre a Moabe antiga. Como era o lugar? O clima? Qual era o tipo de cultura? Como eram as pessoas? Eles eram bons vizinhos de Judá ou estavam em guerra a maior parte do tempo? Qual era o status das mulheres na cultura moabita? Que tipo de restrições elas tinham? Como elas se vestiam? Elas se pintavam, enfeitavam o cabelo?
  • Baseado no que você aprendeu sobre a cultura moabita era, comum uma mulher moabita casar na cultura judia? Este ato a teria condenado ao ostracismo pelo resto da comunidade? Teriam os judeus a desprezado – ou aceitado prontamente como todas as outras?
  • O que teria acontecido com uma viúva na cultura moabita? Ela teria se casado facilmente novamente - ou ela ficaria estigmatizada pelo resto de sua vida?
  • Que tipo de choque cultural teria uma moabita experimentado ao se mudar para Judá? Como ela teria sido recebida?

TRANSFERÊNCIA

Agora é hora de você começar o processo de injetar sua experiência de vida para dentro do personagem de Rute.

Ao líder iniciante

Ao líder iniciante

Ficar a frente de qualquer trabalho não é fácil, no início há muitas dúvidas, dificuldades, e como ter certeza que o seu trabalho está ou irá crescer e como fazê-lo permanecer?Esta é uma das perguntas mais freqüentes no meio do Teatro Cristão. Fico feliz em saber que há tantos grupos de teatros nascendo, Deus tem levantado servos a cada dia para a sua Obra, mas poucos são os que levam isto até o fim e não desistem no meio do caminho.Não será um trabalho fácil, mas será extremamente recompensador, não pelo homem, mas por Deus, é o Nome d'Ele que deverá ser exaltado.Seu grupo deve estar firmado como uma rocha, orem para que a sua estrutura seja firme, não orem apenas individualmente, mas juntos, como irmãos em Cristo devemos ter comunhão, e comunhão se faz com união, amizade, amor, reúnem-se não apenas para ensaios, mas para orações, para uma palavra, é aqui que seu grupo se fortalecerá.Você deve ser benção, pessoas abençoadas, para isto saiba escolher as pessoas, Deus fará com que as pessoas certas permaneçam. Você que está a frente do grupo, tem uma responsabilidade maior que os demais, é em você que eles se espelham, você é o reflexo, se a sua Vida espiritual não estiver bem, o seu grupo também não irá bem, lembre-se que não podemos dar algo que não temos, por isso sejam Bênçãos, para que vocês possam transmitir benção aos que assistem.A imagem de Cristo deve estar estampada em nossos rostos, mas isto só é possível se tivermos uma Vida com Ele.Muitas vezes será necessário falar firme com o grupo, são pessoas que estão na sua mão. Procure aprender mais sobre o teatro, sejam em estudos ou técnicas, conhecimento nunca é demais. O seu grupo terá a tendência de crescer, não seja você a pessoa que impedirá isto, estacionando-os no tempo.Lutas, tribulações, problemas, dificuldades existirão, você não pode deixar que isto te abale, como um verdadeiro guerreiro e soldado levante sua espada, a vitória já é sua, você é um servo e instrumento nas mãos de Deus, é Ele quem deve estar a frente como Diretor e o Espírito Santo como o seu Inspirador.


Alguns lembretes importantes:

  • Ore. Pois é no dia da apresentação que as coisas tem a tendência de dar errado, tentando impedir a apresentação do teatro. Ore.
  • Faça sempre um ensaio com todo o cenário como se fosse no dia, use as maquiagens, as roupas e os objetos que serão representados no dia para que você não tenha surpresas desagradáveis na hora da apresentação.
  • Coloque sempre em um papel todos os itens que você deve levar no dia da apresentação.
  • Todo grupo tem gastos seja com maquiagens, roupas, objetos, cenários, e isto tem custo, faça uma caixinha de oferta, para que assim todos possam fazer parte da contribuição.

Daniela Leon Vieira
Fonte: eclesia.e7.com.br

EXERCÍCIO E PEÇA DO DIA!

Bom dia ;)

Todos os dias, serão postados um Exercício e uma Peça.


Exercício do dia: ESTÁTUA

Objetivo: conhecimento da técnica do estático, muito utilizado nas dramatizações.


Os participantes estarão andando pelo salão, ao seu sinal, eles paralisarão com expressão facial e corporal sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desanimo, desprezo, etc, estes sentimentos ao seu sinal, você irá falar. Pode se fazer em dois grupos, para que um grupo olhe e observa a expressão do outro, e você analisa junto o que faltou, o que melhorou, etc.


Peça do dia: TRANSFORMADOS PELA GLÓRIA (Mímica)


Na boca de cena haverá um cartaz com os dizeres: VOCÊ QUER SER TRANSFORMADO PELA GLÓRIA DE DEUS ?? Na frente do cartaz, ou logo abaixo, uma cadeira com uma bíblia fechada.
Chega personagem 1, lê o cartaz, e acena que "SIM, SIM, EU QUERO" e senta, põe a bíblia no colo, olha em volta, olha o relógio, dando a entender que espera sentada por algo, desiste e vai embora.
Personagem 2 - Ele lê também, diz que sim, pega a bíblia, mas começa a dar sono e usa a bíblia como travesseiro, acorda assustado e sai.
Personagem 3 - Já chega apressado, sobe na cadeira, usa a bíblia para avistar algo de longe, desce e vai embora.
Personagem 4 - Lê o cartaz, senta, abre a bíblia, começa a brincar com o chiclete como se estivesse bem distraída, vê que não interessa e sai.
Personagem 5 - Lê o cartaz, senta lê a bíblia, se ajoelha em oração.
Jesus entra pega na mão dele, mas ele não abre o olho, apenas sorri, Jesus coloca uma veste nova por cima, Jesus sai de cena e ele volta a oração, logo se levanta e sai sorrindo... vai ao microfone e diz : Para sermos transformados pela Glória de Deus temos que ter Atitude.





God bless you all!

O Teatro Cristão

Introdução
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (1 Co 9:21)
A definição mais conhecida de “teatro evangélico” é a que diz que, este é o responsável por trazer “Jesus em Cena”. E está aí a principal diferença entre o teatro secular e o teatro evangélico: Jesus, tanto na mensagem como nas pessoas que levarão a mensagem.
A questão agora é: Como levarei a mensagem de Deus através do Teatro?
Pense numa rádio, você está ouvindo música, até aí tudo certo, porém, bem na hora que toca a sua música predileta começa a dar interferência. Você põe “bombril” na antena, dá uns tapas no rádio, tenta sintonizar a estação, e nada, “A Voz do Brasil” (aquele programa chato) ou as notícias da CBN insistem em atrapalhar a transmissão da música.
Sabe porque a ilustração da interferência? Porque uma vez que o mais importante no teatro evangélico é a mensagem, ela não pode ser passada com “interferências”, muito pelo contrário, tem de ser espiritual, ungida e nítida.
Mas o que é necessário para se passar uma mensagem espiritual, ungida e nítida? Cuidar de três aspectos: O espiritual, o grupo e a técnica, e as interferências ocorrem justamente quando omitimos ou negligenciamos quaisquer destes aspectos.
Espiritual – Como vamos encenar sobre Jesus e Sua Palavra se você não está em “sintonia” com Ele?
Grupo – Nenhum trabalho é feito sozinho, Deus “ordena a benção” onde há união e concordância.
Técnica – Você já viu um jogo de futebol onde todo mundo corre atrás da bola e não sai nada? Pode até ser engraçado no princípio, mas depois se torna entediante, pois ninguém ali sabe ao certo o que está fazendo. Como as pessoas prestarão atenção se nos mostrarmos despreparados, tal como o jogo citado?
"Ser bênção para a vida dos outros é criar os meios para que a graça de Deus os envolva trazendo salvação, reconciliação, cura e libertação. É agir para que o cansado encontre alívio, para que o doente ache consolo, para que o perdido seja achado. É usar os dons e talentos que Deus nos deu para criar novas esperanças e para alimentar a fé de outros" (Pr. Ricardo Barbosa de Souza).
Primeiro AtoO Espiritual
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Ts 5:23)
Se você soubesse que iria ganhar uma oportunidade para pregar no Domingo a noite, como reagiria? Iria assistir TV e dormir a semana toda passando longe da Bíblia ou iria se dedicar à oração, ao jejum e a leitura bíblica?
Não é porque a forma de pregação é diferente, que vamos nos preparar espiritualmente de modo diferente.
Fazer uma peça de teatro não é brincadeira. Estamos oferecendo nossas vidas para a pregação do evangelho. Logo é OFERTA, e oferta não pode ser qualquer uma, nem oferecida num altar de qualquer jeito.
e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Cr 7:14)
Conserte o altar – Tem algo errado em sua vida? Aquele erro no qual você se acomodou, uma mágoa guardada, um pecado não confessado, enfim, algo que te impede de servir a Deus com o coração INTEIRO? Não dê lugar ao acusador, peça ao Espírito Santo que mude a sua vida e faça a sua parte, fugindo daquilo que te faz cair e não se envolvendo com práticas que te induzam ao erro, ainda que a prática em si não seja errada.
Ore – Dependemos de Deus em tudo, desde a vida de cada integrante, passando pelo texto, chegando na apresentação e culminado com as vidas que assistiram. Tudo depende da benção de Deus e nós dEle. (Jo 15:5).
Jejue – Jejum é como colocar um aviso de URGENTE num pedido. Através do jejum você renuncia uma vontade lícita, demonstrando que valoriza mais o espiritual em detrimento do material. Não apenas faça um jejum, mas ofereça-o a Deus, pedindo a Ele primeiro por sua vida, depois pelo grupo, pela pregação da Palavra e pelas pessoas que ouvirão.
Leia a Bíblia – Se através da oração você fala com Deus, através da leitura bíblica você ouve Deus falar. Como você irá pregar de algo que não conhece?
É possível interpretar um cancerígeno sem nunca ter tido câncer, ou mesmo um drogado sem nunca ter experimentado drogas. Mas dificilmente você conseguirá transmitir Cristo se não teve uma experiência verdadeira com Ele.
Um trabalho espiritual, se faz com pessoas espirituais, não negligencie a consagração, a oração, o jejum e a leitura bíblica, eles são necessários não apenas para quem trabalha na Obra de Deus, mas são fundamentais na vida de qualquer cristão.
Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas, glória, pois, a ele eternamente. Amém! (Rm 11:36)
Dele – A obra é de Deus, não se esqueça disso, principalmente quando pensar em fazer de qualquer jeito, seja porque está triste ou por achar que ninguém reconhece seu trabalho.
Por Ele – Não é para aparecer, para se divertir, ou para seus pais tirarem fotos sua, é por amor a Ele. Por Ele ainda nos lembra que sem Ele nada podemos fazer, ou seja, não é por mérito seu, ou meu, e sim por Ele.
Para Ele – O intuito principal não é agradar o líder, ou mesmo orgulhar sua mãe, e sim, oferecer um trabalho a Deus. Ofereça seu tempo, sua dedicação, sua vida a Deus, pedindo que Ele te use conforme lhe aprouver. E lembre-se que para Deus não é o que sobra ou o que não te faz falta e sim, o melhor.
porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6:12)
Com o tempo você perceberá que quando trabalhamos para Deus, tudo tende a dar errado.
Boa parte do que dá errado é nossa culpa, falta de ensaios, de organização, de disciplina, etc. Porém existem coisas que são claramente investidas do inimigo contra nós: Aquela voz na sua cabeça dizendo que vai dar tudo errado, que você está em pecado e por isso Deus não vai te abençoar, que você é um inútil e que Deus nunca te escolheria ou te usaria. Ou mesmo aquela briga com seu amigo na véspera da apresentação, uma fofoca armada para cima de você ou aquela palavra que mesmo sem intenção é arrasadora e vem justamente de uma pessoa que você nunca imaginava ouvir.
Saiba que Satanás sempre lutará contra a Pregação do Evangelho, pois ele sabe do poder que tem a Palavra de Deus (Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12)). Não se deixe abater, nem dê ouvidos ao inimigo, ele é o pai da mentira (Jo 8:44), confie em Deus pois, maior é o que está em nós do que o que está no mundo (1 Jo 4:4) e em Cristo, somos mais do que vencedores (Rm 8:37).
A luta com certeza vai vir, os problemas com certeza vão surgi e você precisará de maturidade e força espiritual para lidar com isto. Por isso não comece a fazer teatro por qualquer outro motivo que não seja servir a Deus, pois você pode se decepcionar.Fazer teatro assim é fazer como Jesus faria. É tornar-se um reflexo de Cristo e, com isso, trazê-lo pra perto do público. É dividir a vida abundante, que temos recebido de Deus, com outros. Logo é engrandecer e fazer conhecer o Reino de Deus.
Segundo Ato – O Grupo
Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (Sl 133: 1 e 3b)
Grupo: Conjunto de indivíduos que têm interesses comuns.
Num grupo não existe a filosofia do “cada um com seus problemas” ou mesmo a “dos melhores sobrevivem”, somos todos, ainda que diferentes, integrantes de um trabalho, cada qual com sua importância, não existindo assim o maior ou o melhor e sim UM OBJETIVO.
Você costuma assistir horário eleitoral? Provavelmente não, mas com certeza já viu ou ouviu falar do PRONA, o partido do Enéas.
Há algo que me chama a atenção neles, eles fazem questão de ser diferentes, primeiro com a música de fundo que parece mais vinheta do “Supercine” com filme de suspense do que fundo para propaganda eleitoral (que geralmente ou são musiquinhas ridículas com rimas mais toscas ainda, ou algo que demonstre a circunstância: alegria quando vai pedir seu voto, tristeza quando fala da atual situação e assim vai) e segundo, a forma que eles transmitem a mensagem:
Falamrápidoiguaisunsdesesperadosparecemquenemrespiramdireitoenofinal: 5650, meu nome é Avanirrrr!
A identificação do grupo é importante, e não me refiro aqui ao nome do Grupo e sim sobre seus objetivos, a forma como encara o trabalho. Eis algumas características imprescindíveis:
Temor a Deus;
Submissão aos líderes;
Responsabilidade;
Bom testemunho;
Comunhão, uns com os outros. *
*Apesar de enumerado por último, este é o mais importante, haja vista que Jesus disse que reconheceriam que somos Seus discípulos, se nos amassemos um aos outros,
Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. (Ne 4:6)
Neemias sofreu para construir o muro, alguns judeus se colocaram contra o trabalho, armaram intrigas, intentaram de todo o jeito desmotivar, mas com a ajuda de Deus e a união do povo que se engajou na construção, o muro foi construído para a honra de glória de Deus.



O Princípio da Igualdade
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. (Jo 13:16)

Você lembra da definição de grupo? Estamos reunidos em torno de um interesse comum: Servir a Deus através do teatro.
Note bem que intérpretes, músicos, diretores, auxiliares, todos, sem exceção, são SERVOS DE DEUS. De forma que não há o mais importante, ou o melhor, todos nós somos iguais, com responsabilidades iguais, porém em departamentos diferentes.
O Princípio da Ajuda Mútua
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fl 2:3)
Calma, isso daqui não é aquela corrente ridícula que diz que você tem que mandar seis reais pelos correios e esperar o dinheiro chover na sua conta corrente.
Em Isaías 41:6 a Bíblia diz que um ou outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te. O princípio da ajuda mútua é justamente isto, ajudar seu companheiro ao invés de deprecia-lo.
Não fique irritado com seu irmão só porque ele não possui as mesmas habilidades do que você. Somos um grupo justamente para que os talentos de um supra a falta dos outros.
Esteja disposto a aprender, ninguém sabe tudo, elogie, critique construtivamente, o apoie, enfim, o ajude.
Terceiro Ato – A Técnica
Porque quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal! E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal! Ora, apresenta-o ao teu príncipe, terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? – diz o Senhor dos Exércitos. (Ml 1:8)
Lembra que através do teatro, oferecemos nossas vidas a Deus, a fim da propagação do Evangelho de Cristo?
Pois bem, a vida você já viu como deve ser, consagrada. Mas e o trabalho, pode ser de qualquer jeito?
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. (Ec 9:10)
Conforme as tuas forças quer dizer que não é além, nem aquém do que você pode dar, mas sim que você deve oferecer o máximo, mesmo que isso aos olhos das pessoas não seja o melhor. Sempre terá o que aprender, sempre terá erros para serem corrigidos, os erros existem não para nos impedir, mas para nos motivar a não pratica-los mais.
Não é porque somos armadores que vamos fazer de qualquer jeito.
Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente (Jr 48:10 b) ou ainda relaxadamente, ou mesmo negligentemente, dependendo da tradução.
Faça o seu melhor, isso incluir o melhor do seu tempo, do seu empenho, da sua disciplina, da sua vontade, do seu estudo, da sua experiência espiritual, tudo isto não para mostrar aos homens e sim para oferecer a Deus.
O Texto
Vamos começar do começo por uma questão de princípio. (risos).
É no texto que a técnica começa a ser desenvolvida. Cada frase, cada palavra ali escrita tem um obejetivo, por isso, não pense que é só chegar no dia da apresentação e falar “aquilo que vier na telha”. O Texto precisa ser estudo, entendido e aprendido.
Entender e Aprender
“Tem que decorar o texto!”, “tem que decorar o texto!”, quem nunca ouviu isto em se tratando de teatro? Mas esqueça isto, você tem que entender e aprender o texto, não decora-lo.
“Isto significa que eu não tenho que ler o texto diversas vezes?”, errado, isto significa que você tem de ler até entender o texto, o que ele quer ensinar, qual sua mensagem principal, quais são as mensagens secundárias, enfim, entender o que ele é e aonde quer chegar. E depois aprende-lo, de onde ele sai, por onde passa e quando termina.
“Dããã, então é o mesmo que decorar, oras!” errou de novo. Simplesmente decorar o texto vai tirar bastante do seu poder de interpretação, pois estará simplesmente repetindo um texto vazio, sem no entendo saber o que está falando, igualzinho um papagaio.
Quando você entender texto vai saber o que e o porquê está falando, e quando aprender, saberá quando irá falar. Ou seja, terá liberdade para VIVER o personagem e não simplesmente repeti-lo.
Ainda terá a vantagem de modificar o texto, sem sair do contexto ou mesmo improvisa-lo se alguém errar as falas na hora, pois sabe muito bem onde está e aonde quer chegar.
Vamos separar as coisas para facilitar.
Entendendo o Texto:
Qual é a história?
Qual é a mensagem principal?
Quais são as outras mensagens (secundárias)?
As Falas
Porque isto foi escrito?
Qual é o propósito desta fala?
Qual a importância desta fala?
Personagem:
O nome
As características
A função na história
O ápice (entrada ou fala crucial na história)
Como entra, o porque entra na história.
Como se desenvolve e o que causou o desenvolvimento?
E como termina na história.
Estes três últimos são fundamentais quando um personagem passar por mudanças na história, exemplo: Começa crente, se desvia e depois retorna para a Igreja.
Parece difícil né? Mas acredite, na prática é bem mais fácil do que mostra a teoria.
Aprendendo o Texto
Quando você entende cada elemento do texto, fica mais fácil aprende-lo. De forma que você precisará apenas memorizar o ENREDO.
Exemplo: João sai da Igreja, se envolve com drogas, encontra sua ex-namorada, desabafa com ela, ela o despreza, ele tenta se matar, encontra um velho amigo que o evangeliza, mas recebe a mensagem com aspereza, mandando que o amigo nunca mais fale com ele, desiste de se matar, vai na Igreja, ouve mais uma vez o Evangelho, volta pra Jesus, ora, encontra novamente sua ex, fala de Jesus pra ela e ela se converte.
Ufa! Primeiro você entendo o que vai falar e o porque vai falar, depois aprende quando vai falar.
Imaginação na Dose Certa
Antes de interpretar um personagem você o imagina ou mesmo tem uma certa noção de como ele será: Alegre, emburrado, fofoqueiro, etc.
Isso é muito bom, pois te dá uma base do que irá fazer no palco. Porém, isto pode nos levar a cometer erros, como investir em estereótipos.
Não tem coisa mais chata do que uma imitação mal feita, fica parecendo gente famosa fazendo comercial, aquela coisa dura, forçada, por isso, seja ORIGINAL, represente com a máxima realidade possível.
As pessoas se identificam com a realidade, invista nos detalhes, mas não deixe que o detalhe seja maior do que todo o personagem.
Exemplo: Vais interpretar um fofoque iro? Errado, vais interpretar o João, que é invejoso, bisbilhoteiro, é apaixonada pela Maria e para tirar todos do seu caminho, faz fofocas.
Não resuma seu personagem a uma característica, coloque nele, tiques, manias, um jeito de falar diferente, o incremente, sem sair do natural.
Use a sua imaginação para visualizar toda a apresentação, não só o seu persongem, pense em cada detalhe, no seu companheiro de cena, enfim, imagine! Seja o primeiro crítico do seu trabalho.
A imaginação é o primeiro exercício do teatro, mas tem que ser na medida certa.
A Importância das Deixas
Deixa é a palavra ou expressão que deixará a idéia a ser seguida na próxima fala. Em outras palavras, deixa é a palavra ou expressão que você não pode deixar de falar, pois tornará a próxima fala sem sentido.
Exemplo: - Ah, Jesus, ninguém merece viu! – Ah, Jesus, digo eu Drika, porque você acha que não serei missionário?
Já pensou se o intérprete dissesse “Eu mereço” ou “Dããã” ao invés de Ah, Jesus? Iria deixar a outra fala sem sentido, ainda que esteja dentro do contexto.
Preste atenção nas deixas, identifique-as no texto e não deixe de fala-las.
Por isto, o estudo, entendimento e aprendizado do texto são tão importantes, pois você diminuirá a chance de pular as deixas e se caso alguém pular as suas, conhecerá tão bem o texto, a ponto de improvisar sem fugir do assunto.
A Interpretação
Agora que você estudou o texto, aprendeu o enredo dele e imaginou o personagem, é só coloca-lo em cena: Simples!
Brincadeira eu sei que não é simples, interpretar é complexo e desgastante mas também é muito bom.
Viva o Personagem
Interpretar: Explicar; traduzir; tornar claro o sentido de; Reproduzir pensamento de;
Representar: Exibir uma peça de teatro, pondo-a em ação no palco ou desempenhar um papel na peça em ação;
Interpretar vai muito além do que defini os dicionários, explicar, esclarecer, exibir-se, isso qualquer um faz, porém, dar vida a um personagem não é uma tarefa tão simples assim.
Você já teve ter ouvido que o segredo para chorar em cena é pensar em algo muito triste. Pena que existe tanta gente enganada a esse respeito.
Um personagem não é um amontoado de falas, muito pelo contrário, é uma pessoa cheia de sentimentos, razões, defeitos, qualidades e etc.
É por isso que estudamos o personagens, para que durante alguns momentos possamos não repetir falas e sim, viver uma outra pessoa, num outro lugar, repleto de pessoas diferentes.
Está ai o segredo para interpretar, não apenas por em ação um personagem, mas vive-lo com toda a intensidade, demonstrando seus anseios, seus medos, suas alegrias e suas tristezas.
Se meu personagem perde a mãe o pai e é rejeitado pelo restante da família, porque vou ficar pensando na morte da bezerra para chorar em cena? Oras, eu sou, naquele momento o injustiçado da vez, eu estou sofrendo igual um condenado, logo vou chorar, e muito, diga-se de passagem (risos).
Por isso, esqueça quem você é, a final, durante aquele momento, não vai ser a Mariazinha fazendo papel da Joana, e sim a Joana em palco.
“Nosso teatro é a arte de usar tudo para ser, por alguns momentos, quem não se é, para sendo quem se é, ganhar outros que não sabem quem são, porque são, onde estão e para onde vão.” (Frase retirada do
http://www.montesiao.pro.br/teatro/menuteatro.htm)
Concentração
É muito difícil se concentrar, a ansiedade, o medo, o público, o diretor, os auxiliares, todos eles criam um clima estressante que pode gerar em você dois sentimentos: O de entrar em cena logo e acabar de vez com aquilo tudo ou o de sair correndo na primeira oportunidade.
A concentração é o meio mais fácil de driblar todos esses sentimentos, pois quando está concentrando, não importa o que acontece a sua volta, os microfones chiam, o contra-regra tropeça e isso não lhe comove, ou seja, aconteça o que acontecer você está pronto para viver o personagem.
Existe um sentimento que é o pior empecilho para quem precisa se concentrar: A falta de confiança, e ela se manifesta sob dos aspectos, pessoal e espiritual.
Pessoal: Deveria ter orado mais, jejuado mais, ensaiado mais, lido mais o texto, prestado mais atenção, desistido logo no começo... Pode parar com isso! Na hora da apresentação não adianta se lamentar, o que está feito, está feito. Então esqueça essas murmurações e faça o trabalho.
Espiritual: Não vai dar certo! Deus não vai abençoar! O Pastor vai reclamar! Vocês vão ser envergonhados! Como satanás é mentiroso. O pior é que às vezes perdemos tempo escutando ele. Não dê ouvidos as setas e conversinhas furadas do inimigo, confie em Deus, coloque Ele na frente de tudo, inclusive da sua vontade.
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pe 5:7)
É natural que você sinta medo, ou mesmo aquele famoso friozinho na barriga, por isso fique tranqüilo, procure se acalmar e lembre-se que Deus está no controle de nossas vidas, nEle podemos confiar.
Movimentação e Posicionamento e Cena
Teatro não é jogral, logo não é para ficar ali parado com cara de paisagem recitando textos.
Teatro é ação, por isso, gesticule, mexa-se, e se movimente, dando a cena ritmo. Utilize o palco inteiro, todo aquele cenário a sua disposição, por isso “encha o palco com a sua presença”, faça com que as pessoas entrem no ritmo da peça. Lembre-se que não é porque você tem que ficar no mesmo lugar que você não vai se mexer, interaja com seus companheiros de cena, abraços, tapinhas, “pedaladas”, beijos e cumprimentos diversos, deixam a cena mais real e melhor para assistir.
Não esqueça de que o público quer te ver, por isso, nunca dê as costas para ele, além de falta de educação, deixa a peça muito feia. Quando precisar andar, conversar em “rodinhas” faça sempre de lado, de modo que ainda que não te vejam inteiramente, possam te ver de perfil.
O melhor local para as pessoas te verem é o centro, por isso ainda que você se movimente muito, procure sempre o centro do palco, principalmente para monólogos e “rodinhas” onde não dá para ficar andando em cena.
O Corpo
Somos acomodados, basta ver a dor que sentimos quando tentamos praticar qualquer tipo de exercício, quando não nos acostumamos a faze-lo.
Não vai ser no dia da apresentação que você vai ganhar mobilidade, até para cair você tem que ter jeito, a fim de não parecer forçado e nem se machucar.
Movimente seu corpo em casa, em frente o espelho, vá aos poucos (isso mesmo, aos poucos, e não igual um desesperado, se não vais ganhar luxações sobre luxações) movimentando se corpo, esticando daqui, flexionando dali, enfim, conhecendo suas limitações.
O Rosto
Gestos falam mais do que muitas palavras, mas gestos mal feitos matam atores de vergonha.Sabe aquela cara de tristeza que ficou parecendo que o cara estava com dor de barriga, ou aquela expressão de felicidade que ficou com um jeito muito idiota? Pois bem, isto tudo pode ser corrigido se você conhecer bem seu rosto.
Vá para o espelho de novo (inimigo dos gordinhos, mas que quebram um super galho), faça expressões de choro, riso, dor, felicidade, alegria, espanto, apaixonado, enfim, vá modelando e conhecendo seus fortes e fracos.
A Voz
Falar alto é diferente de gritar, é necessário que você conheça sua voz, saiba seus limites, em que tom ela fica mais bonita, etc.Um bom exercício, é contar de 1 a 10 aumentando gradativamente o tom de voz, sendo o 1 o mais baixo e o 10 o mais alto.
Porém além de conhecer sua voz, é necessário que você cuide bem dela:
Não fique gritando igual um doido;
Não fale em ambientes onde haja competição (ex: onde a música está alta e você precisa se esforçar para falar e para ouvir);
Não deixe a garganta seca, tome sempre muita água;
Coma maça, ela é ótima para “limpar a garganta” e evite refrigerantes e bebidas muito geladas.
Como dito anteriormente, falar alto não é gritar, é colocar a voz de tal modo que a pessoa sentada na última cadeira possa nos ouvir com clareza. Para tanto é necessário que você respire bem e fale com firmeza, sempre tendo o objetivo de ser escutado por todos.
Os ensaios
Apesar de parecer massante, os ensaios são necessários, são neles que corrigimos os erros, ganhamos familiaridade com o texto e demais personagens, acertamos detalhes, modificamos, enfim, os ensaios são muito necessários.
Não negligencie os ensaios, só porque acha que tem mais facilidade de aprender do que os outros, ensaiar uma cena onde há mais de um personagem sozinho ou com o elenco incompleto, até para fazer, mas compromete muito o resultado final, por isso, não falte aos ensaios, e nem chegue atrasado (se for NECESSÁRIO avise com antecedência).
Falta de compromisso com dias e horários é no mínimo desrespeito aos demais integrantes do grupo.
Não é porque uma cena está fechada, ou seja, completa, com todos os detalhes acertados, que não iremos ensaiar mais, como tudo na vida, quando fica em desuso acaba perdendo o jeito, fora que ensaiar repetidas vezes te dará segurança.
Vá além dos ensaios oficiais, ensaie em casa, na frente do espelho, com seu irmão (eles são os melhores críticos, não precisa levar em consideração tudo, mas boa parte vale a pena), passe o texto com ele, etc.
Praticando todo dia, será muito mais fácil “entra no clima” da peça do que ensaiar apenas aos fins de semana.
O Último Ato – Os Frutos
Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. (Tg 5:7)
Chegou a parte boa, os resultados!
Pensando no âmbito material, os frutos do teatro seriam elogios, parabenizações, aplausos... mas, como estamos falando de um trabalho espiritual, os frutos também são espirituais.
Os frutos espirituais não se resumem a um acontecimento ou a algo específico, mas em duas esperas:
Pessoal: O que o trabalho modificou, edificou ou acrescentou na sua vida? Primeiro a mensagem alcança você, depois alcança as outras pessoas.
Público: O público recebeu a mensagem? Foi edificante, consolador ou exortivo? O público prestou atenção e acompanhou realmente a história? Ás vezes vemos que o público recebeu a mensagem, mas não vemos mudanças imediatas, mas fique tranqüilo, a Palavra de Deus não volta vazia, com certeza o fruto surge, ainda que não seja aparente.


Fechando as Cortinas
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (1 Co 4:7)
Talvez ao ler esse material você pode esteja pensando que há inúmeros motivos para não fazer teatro, afinal, existem meios menos trabalhosos para pregar o Evangelho.
Augusto Boal disse que o “Teatro é uma arma poderosa”, porque então, vamos negligenciar essa “arma” só pelo trabalho que ela nos causa?
Ademais, nossa capacidade vem de Deus, é dEle que vem toda a boa dádiva, todo o tom perfeito. A nós, cabe usar os talentos que Deus nos tem dado.
Somos fracos, somos limitados, somos dependentes de Deus e somos movidos por Sua Graça, trazendo no coração a vontade de fazer mais e melhor para Deus.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. “E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para confundir as que são; Para que nenhuma carne se glorie na presença dele.” (1 Co 1:27-29)